Dia Mundial do Meio Ambiente!




No dia 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que nos pede uma ampla reflexão.

Estamos vivendo em nosso Planeta, um momento bastante crítico. É preciso que cada um de nós se conscientize e mude seu modo de agir e pensar, para não impactar ainda mais as gerações futuras.

O futuro clama pela sustentabilidade e pela harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza. Precisamos harmonizar a atividade humana com a manutenção da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais.

O consumo consciente, a reciclagem no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis, são fundamentais neste processo.

Precisamos assumir uma postura de responsabilidade sócioambiental, trabalhando com o engajamento da sociedade, dos governos e da iniciativa privada em um grande esforço mútuo. E tudo isto tem que ser feito agora. A Natureza já nos envia seus sinais de alerta.

Fizemos a nossa parte!

Parque Cemucam – Protegemos o pulmão verde da nossa região, blindando 1.500.000m2 (um milhão e quinhentos mil metros quadrados) com uma lei restritiva, que impede a especulação imobiliária no local.

cemucam17

Parque Teresa Maia – Em dezembro de 2008, inauguramos o Parque Teresa Maia, uma homenagem à moradora antiga da Granja Viana, Teresa Maia era pedagoga e pós graduada em Educação Ambiental. Foi diretora do Depto. de Meio Ambiente de Cotia de 2002 a 2004 e sonhava com uma Cotia Sustentável. Seu sonho de construir um parque em uma área abandonada e cheia de lixo, fez com que nos empenhássemos em viabilizar o projeto.

quim

Além de trabalhar pela conscientização dos moradores acerca das belezas naturais da cidade, criando o Departamento de Meio Ambiente com atuação fiscalizatória, para inibir ações de degradação e controlar a retirada de espécies nativas.

A sua responsabilidade é a responsabilidade de todos nós! Recicle seu modo de vida!

Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente!

Quinzinho Pedroso