Incentivo aos alunos: material, uniforme e transporte




EDUC52

Os benefícios concedidos aos alunos da rede municipal fizeram de Cotia um município diferenciado. Desde 2001, todos os alunos da rede municipal puderam contar com uma série de benefícios que contribuíram para diminuir a evasão escolar.

Confira as novidades implantadas no governo “Um Novo Tempo”:

TEG – Transporte Escolar

ESC2I6 teg1

31 ônibus, 9 micro-ônibus e 15 vans, sendo duas delas inteiramente adaptadas para o transporte de cadeirantes. Foram inseridas no Programa 54 unidades escolares, inclusive APAE, CEIC e 15 Escolas Estaduais, totalizando 5.140 alunos atendidos em 324 regiões de Cotia.

O objetivo principal do programa foi garantir o acesso seguro à escola aos alunos da educação infantil e ensino fundamental. A tarefa de transportar os alunos sempre ocorreu com segurança e profissionalismo.

Os passes escolares também eram distribuídos sem atrasos, nem falhas.

Kit Escolar

ED11

Pensando em contribuir diretamente com a tranqüilidade e com o aprendizado das crianças, a Prefeitura fornecia aos alunos kit escolar completo e da melhor qualidade. O kit escolar era distribuído a todos os alunos da Rede Municipal, duas vezes ao ano e composto pelos itens básicos utilizados em sala de aula: lápis de cor, giz de cera, canetinhas, cadernos, régua, cola, tesoura.

Todos os estudantes recebiam também os kits de uniforme completo contendo: 02 pares de tênis, 02 pares de meia, 02 calças, 02 shorts, 02 camisetas manga curta, 02 camisetas manga longa, 02 blusões e 01 mochila.

Kits para recém-nascidos

ED10

Os 301 recém-nascidos, usuários dos Centros Educacionais do município, também recebiam tratamento especial.
A Prefeitura presenteava os bebês com mamadeiras, fraldas e um uniforme pequenino completo, inclusive com tênis, com direito a tudo aquilo que é necessário para o bem estar de um bebê, oferecendo tranquilidade à mãe com poucas condições financeiras.

Cursos de capacitação para Professores

q8

Os professores da rede municipal de ensino eram contemplados constantemente com cursos de capacitação.

Foram 1.421 professores beneficiados com cursos e oficinas de história da arte, rádio, poesia, xadrez, jogos matemáticos, etc.

Plano de Carreira e salários

Foi também no governo Quinzinho Pedroso que os educadores passaram a ter seu Plano de Carreira. Tiveram aumento de salário (considerado um dos melhores salários da região), e além disso, recebiam adicionais: 10% por difícil acesso, 10% por assiduidade, repasses e promoções.

Segurança nas escolas

DIVERSAS8 ZI2

À partir de 2001, as escolas municipais passaram a ter vigias altamente qualificados, responsáveis e que, acima de tudo, preservavam a segurança dos alunos, dos professores, dos funcionários e do patrimônio municipal.

A Prefeitura disponibilizava quatro vigias por unidade escolar, sendo dois por turno.